sábado, 23 de maio de 2009

Campanha pela camaradagem!

O homem existe para viver em sociedade. Não pode existir sem o outro: um homem sozinho, isolado, é apenas um animal. Parto dessa premissa aprendida nas aulas da Beth, no after-pastel, para então falar sobre algo essencial: os amigos.

Ih... lá vem coisa piegas. Mas não. Quero falar sobre uma função muito importante desse espelho social que é o amigo. Porque amigo de verdade é muito mais do que aquela pessoa pra quem a gente liga quando enfia o pé na lama de madrugada; que te ouve reclamar dez vezes seguidas que o sua franja ficou curta demais; que reparte engradados e engovs no dia seguinte; que te faz pagar um mico no seu aniversário; e que sempre está por perto quando você mais (e menos) precisa. Na minha concepção, amigo de verdade tem que ser muuuuito camarada.

Ué, mas amigo e camarada não são sinônimos ou na verdade camaradagem é algo que você tem de ter antes de virar amigo ou oaieraenvmaeu...?! Bem, é um termo um tanto quanto complexo. Basicamente, um amigo pode ser camarada ou não. Por exemplo, se um dia a sua amiga pintar o cabelo de rosa com bolinhas amarelas, e perguntar "ai, você acha que ficou muito exagerado?", você tem algumas opções de resposta:

1) Tá linda!
2) Olha, dependendo da roupa que você colocar, talvez até role combinar...
3) Que erro. Na boa, vou contigo no salão a-go-ra pra consertar isso.

A resposta 1 vem definitivamente de uma pessoa não gosta de você. A resposta 2, vem de uma amiga que ou quer agradar, ou não quer ferir os sentimentos da outra. A resposta 3, é a resposta camarada, como toda resposta deveria ser - sincera, e realmente pensando no bem da outra pessoa.

Ora, amigos de verdade não precisam ficar preocupados em agradar ou ferir os sentimentos. Amigos de verdade se entendem, e sabem que um quer só o bem do outro. Palavras de consolo, o que para muita gente significa um sinônimo do "ser um bom amigo", pode ser coisa de gente cuzona! Vide exemplo, inspirado no filme "He's not that into you":

(garota aos prantos vai conversar com sua amiga)
X - E então, a gente combinou de conversar depois pra tentar resolver a situação, mas ele não me ligou mais...!
Y - Ah, vai ver a avó dele morreu, ele teve de levar o cachorro no veterinário, a casa dele tá com fantasmas, etc etc etc...! Calma, ele vai te ligar.
E aí, o cara nunca mais liga. A resposta camarada, nesse caso, seria: ele não quer mais conversar sobre isso, o assunto está acabado e ponto final. Bola pra frente que a fila anda!

Termino esse post de estréia lançando uma campanha pela camaradagem. Sejamos camaradas uns com os outros, sem falsidade, mimos e outras coisas superficiais do tipo. Economizemos tempo nas relações, fazendo tudo sem máscaras, rodeios e indas e vindas! E auto-camaradagem também conta, afinal o que não falta é gente se enganando por aí...

Nenhum comentário: